Você sabia…
15 de janeiro de 2020
Como montar um guarda-roupa básico
5 de fevereiro de 2020

Engenharia Mecânica

Duração

10 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação

Você vê as horas, mas nem pensa que dentro daquele pequeno aparelho existem algumas engrenagens que fazem o ponteiro rodar. A cada volta que o ponteiro dos minutos dá, milhões de carros são montados nas indústrias automobilísticas. Os braços mecânicos que juntam as rodas com o eixo se movem através do mesmo mecanismo do pequeno relógio de pulso: as engrenagens mecânicas.

Mercado de trabalho

Novas opções
O engenheiro mecânico tem como campo de atuação profissional as indústrias, serviços de consultoria e assessoria, instituições de ensino e de pesquisa e órgãos públicos. Pela sua formação científica e tecnológica, ele apresenta um perfil que o credencia primordialmente para atividades de criação, como a pesquisa científico-tecnológica, o projeto e o desenvolvimento de novas tecnologias. Ele também recebe um treinamento prático e aplicado que o capacita a desempenhar atividades de execução em todos os setores da engenharia mecânica, afirma o engenheiro mecânico Márcio Ziviani, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

O professor da UFMG acredita também que a formação ampla do engenheiro mecânico propicia maiores oportunidades no mercado de trabalho. Áreas como a Aeronáutica, a Construção de Máquinas, a Produção e a Engenharia Térmica, embora especialmente competitivas pela alta especialização em alguma atividade, propiciam boas oportunidades de emprego e de salário a profissionais bem preparados.

A associação da Engenharia Mecânica aos sistemas de automação é a principal área em crescimento. O engenheiro mecânico, além disso, está sendo cada vez mais procurado para desenvolver projetos de informática industrial, produção robotizada e controle de fabricação. As exigências, no entanto, para trabalhar nessas áreas de ponta também são enormes.

Outra área em crescimento é a consultoria técnica em concessionárias de automóveis. É o caso da engenheira mecânica Cecília Yoshida Mituuti. Formada pela Faculdade de Engenharia Industrial, SP, em 1993, ela exerce a função numa concessionária da Peugeot, em São Paulo. Apenas 30% das concessionárias brasileiras têm esse tipo de profissional, que trabalha diretamente com o consumidor e fornece informações técnicas sobre o automóvel que o cliente deseja comprar, comenta

Maiores Informações

http://www.comvest.unicamp.br/cursos/eng_mecanica.html
http://www.sr1.ufrj.br/CatGrad2002.pdf