Sentimentos acabam – o amor não.
7 de dezembro de 2015
Uma só carne
7 de dezembro de 2015

Elas falam e eles ouvem

O eterno dilema as mulheres falam muito ou os homens falam pouco?

Estamos aqui no campo das diferenças entre homem e mulher. Então se você acha que seu marido não conversa com você ou que sua mulher fala demais… isso é normal. Homens e mulheres são assim.

Homens falam em média 7 mil palavras por dia. Mulheres falam até 20 mil palavras no mesmo período. Isso é uma questão de características do gênero sexual. Não existem homens muito quietos ou mulheres faladeiras. O que Deus criou foram homens que deveriam ouvir e mulheres que deveriam se expressar.

As mulheres acusam os homens de não falar sobre seus sentimentos; os homens acusam as mulheres de falar coisas em momentos errados. Muito se resolveria se nós homens sempre falássemos de nosso amor para elas; e as mulheres ao se expressar fossem mais objetivas.

Quando homens e mulheres entendem essas diferenças muitas angustias desaparecem. É um erro pedir para os homens falarem mais e para mulheres falarem menos. É natural para o homem falar pouco, e para a mulher se expressar muito.

Mas há situações na relação que exigem um esforço decidido para ambas as partes. Onde o homem deve se expressar melhor e as mulheres ouvirem um pouco mais. As terapias e aconselhamentos geralmente fazem o casal usar um fator mágico na relação que é em 99% das situações ignorada – conversar.

Por vezes o amor está lá, mas o sentimento de indiferença tomou o lugar da paixão, e os dois não se falam mais. Se privam de uma conversa franca e transparente. E transparência faz um bem enoooooooooorme para o casamento; em todos os sentidos que você possa imaginar.

Sendo assim é saudável dizer o que se sente e o que se pensa. Se há alguma pessoa que não deveríamos guardar segredos ou fazer rodeios para conversar é com nosso cônjuge.

Outra característica de homens e mulheres na comunicação é que os maridos se comunicam por elementos não verbais – atitudes, carinho físico, presentes, provisão etc. As mulheres por sua vez usam elementos verbais – simplesmente falam.

Uma coisa deve ficar bem clara em nossas mentes – Deus nos fez assim. Essas diferenças se complementam. Essas características de homem e mulher na área de comunicação foram idealizadas pelo Criador. Apesar do pecado ter afetado e distorcido esses dons, cabe a cada casal perceber aonde podem melhorar sua comunicação.

Os homens tendem a ficar mais isolados e não expressar seus sentimentos; e as mulheres de se sociabilizar demais e falar em excesso. Identificadas as distorções, o casal deve trabalhar para melhorar o seu próprio canal de comunicação.

Há muitas situações em nosso estilo de vida neste século que irão nos privar da saudável conversa. O tempo é escasso, a correria é muito grande e os momentos de folga são disputados por muitos entretenimentos e a família. O casal deve aqui ser sábio para ter o seu tempo sagrado, onde possam conversar, sonhar juntos e planejar. Manter o canal do diálogo aberto é manter viva a relação.

Ivair Augusto Costa – Bioquímico, Teólogo, amigo e colaborador do Cada Dia.

Leitura recomendada:
A dama, seu amado e seu senhor: As três dimensões do amor feminino https://amzn.to/3EhZSE5
Entre lençóis: Uma visão bem-humorada da intimidade sexual no casamento https://amzn.to/3DbAKO1
Direto ao ponto https://amzn.to/3dbTC4C
O Significado do Casamento https://amzn.to/2ZN1SoR
A Celebração do Sexo https://amzn.to/3EjqvIO

Este é o melhor leitor de ebook e com vários recursos para facilitar sua leitura:
Dispositivos Kindle https://amzn.to/3EmPr1Z