O que importa?
11 de março de 2020
Glaucoma
11 de março de 2020

Eleições 2020

Em outubro de 2020…..

Mais precisamente no primeiro e último domingo daquele mês, estão marcadas as ELEIÇÕES MUNICIPAIS, onde a população terá a oportunidade de eleger ou reeleger o Prefeito e os vereadores de sua cidade.   

Em virtude de algumas alterações promovidas pelo TSE, além de dúvidas da população em geral, cabe aqui alguns esclarecimentos:

  1. Os maiores de 16 e menores de 18 anos tem o voto FACULTADO, ou seja, votam se quiser;
  2. Os maiores de 70 anos também NÃO SÃO MAIS OBRIGADOS A VOTAR (voto é facultativo)
  3. Para os demais, o voto é OBRIGATÓRIO;
  4. Foi estabelecido acerca de 4 anos, pelo TSE, o VOTO BIOMÉTRICO, que ainda NÃO É OBRIGATÓRIO NO MUNICÍPIO DO RIO ATÉ 2022.  Para fazer jus ao voto biométrico, o eleitor deve agendar seu atendimento através do sítio do TRE de sua cidade. Ou, na impossibilidade de tal agendamento, ir diretamente ao Centro de Atendimento ao Eleitor ( CAE), que funciona na Avenida Presidente Wilson 198 – Castelo.
  5. O eleitor deve comparecer a zona eleitoral para a qual foi agendado ou no CAE portando identidade, comprovante de residência e o título eleitoral, se possuir, sendo todos esses documentos no original. Será feita uma atualização dos dados cadastrais do eleitor, bem como serão recolhidas suas DIGITAIS, ASSINATURA ELETRÔNICA e FOTO.  Ao final deste processo, o eleitor sairá com um novo título e apto a votar biometricamente.

Que eu e vc saibamos fazer bom uso do nosso voto. 

Rodney Ribeiro – Bacharel em Direito pela UERJ; com Pós graduado em Direito Eleitoral pela PUC-RJ; Servidor do TRE-RJ onde exerce as funções de Assistente I (da chefia do cartório) e Oficial de Justiça Ad hoc.