7 Conselhos para viver em Família
20 de janeiro de 2016
Os efeitos da pornografia na mente e no comportamento sexual
20 de janeiro de 2016

Verão sem frieiras

É no verão que as micoses e as frieiras mais atacam. isso acontece porque é um período em que transpiramos muito e temos mais contato com a água. Entretanto isso não quer dizer que seja um problema apenas do verão no inverno a incidência também é alta, pois o ambiente abafado dos calçados representa alto risco. Se o corpo e os pés ficam muito tempo molhados — sobretudo com roupa de banho e calçados que abafam — esses problemas serão facilmente sentidos.

A frieira, também chamada de dermatofitose, é um tipo de micose de pele causada por fungos de difícil tratamento. Ela pode surgir em qualquer área do corpo, mas geralmente afeta a região entre os dedos das mãos, dos pés, ou a virilha. Seu tratamento dura semanas e pode ser feito com o uso de pomadas e de remédios naturais como o alho, por exemplo e podem ser a porta de entrada para doenças mais graves, como a erisipela.

Os cuidados pessoais devem ser redobrados. Por se tratar de fungos, a frieira pode ser transmitida por contato humano ou animal, locais de grande aglomeração de pessoas e ainda úmido costumam ser propícios como no caso de saunas e clubes.

  • Seque bem as dobras e os vãos dos dedos após os banhos, e verifique se os pés estão bem secos antes de calçar os sapatos.
  • Guarde os calçados em local ventilado e exponha-os ao sol com o máximo de frequência possível.
  • Evite usar calçado sem meias e prefira sempre as de algodão em vez das de material sintético.
  • Nunca ande descalço em saunas, academias, clubes, hotéis, balneários e banheiros públicos.
  • Evite coçar lesões de pele com as unhas, que devem ser mantidas limpas e curtas, mas nunca cortadas rentes demais.
  • Procure um médico caso note sua a unha ficando oca, manchada, espessa ou com a formação de uma massa amarelo esbranquiçada por baixo.
  • Tomar banho somente de chinelo.
  • Ter no mínino 3 calçados para uso semanal, alternando-os diariamente.

Receitas Caseiras:

Compressa com ervas medicinais que podem amenizar as frieiras é: aqueça em banho-maria, um recipiente de vidro e uma xícara de óleo de rícino e, quando o óleo estiver bem quente, adicione quinze gotas de essência de alfazema e uma pedra de cânfora amassada e mexa tudo com uma colher de pau até a cânfora dissolver. Depois espere esfriar e friccione o líquido nas frieiras duas ou três vezes ao dia*.

Separe a água do cozimento da batata. Você pode aplicar duas vezes por dia na região afetada, não esquecendo de secar bem o local após a aplicação.*

Suco de maçã que pode ser aplicado na região da frieira e secado após alguns minutos.*

Atenção: estas receitas não devem substituir a visita ao médico.

 

Reportagem CD
Bibliografia:
O Globo 11/12/2005
Internet
tuasaude.com
dicasgratisbrasil.com
gratisonline.com.br