Desta vez, admita que você também errou!
2 de dezembro de 2015
Sexo anal
2 de dezembro de 2015

Ressecamento dos olhos pode provocar lesão na córnea

Exposição prolongada a aparelhos eletrônicos é a principal causa.

Pessoas que trabalham horas prolongadas no computador e usuários de celular que ficam o dia inteiro conectados podem ter vista cansada, olhos ardendo e sensação de ressecamento nos olhos. Porém, o que poucos sabem é que essas manifestações a longo prazo podem trazer problemas sérios para os olhos, inclusive a perda da visão.

A principal dica dos especialistas é lembrar-se de piscar constantemente, mas é indicada também a redução da exposição a aparelhos eletrônicos.

As consequências do ressecamento dos olhos podem ser sentidas a longo prazo e, em alguns casos, podem gerar problemas que são irreversíveis.

“Irritação constante causada por baixa lubrificação também pode causar lesões e, em casos muito avançados, até a perda da transparência da córnea e também visual”, explica o oftalmologista Edválcio Nunes, do Hospital Silvestre.

A fixação por tempo prolongado causa uma maior evaporação da lágrima, sem uma troca regular da mesma e a redução da lubrificação ocular, causando ardência, lacrimejamento e desconforto visual. Segundo o médico, o ideal é piscar com frequência.

Caso a causa do ressecamento seja uma alteração hormonal, é recomendado o uso de colírios lubrificantes. “A indicação de colírios deverá ser feita por profissional com capacidade de avaliar a causa do ressecamento e intensidade do mesmo para escolher o lubrificante adequado, que pode ser líquido ou gel.

Esse profissional também vai estudar se há indicação de lubrificantes ou outro medicamento, bem como o tratamento da causa”.

Edvalcio Nunes
Oftalmologista – amigo e colaborador do Cada Dia