Nuances do Amor
29 de outubro de 2020
Comunicação do Casal
5 de novembro de 2020

Respostas a perguntas que não querem calar

Studio isolated shot of doubting confused cute young redhead freckled female looking sideways, pursuing or pinching her lips, feeling uncertain and indetermined about exposing important information


O ânus foi projetado para o sexo? Por quê? 

O nosso organismo foi criado por Deus em vários sistemas: circulatório, digestivo, reprodutivo, respiratório etc.O sistema reprodutivo abrange na mulher: vagina, útero, trompas, ovários; no homem: pênis, testículos, próstata.O ânus anatomicamente e fisiologicamente, pertence ao aparelho digestivo excretor.O sexo anal quando praticado envolve a parte final do intestino – ânus e reto. O ânus é um canal de 5cm com várias estruturas, mas com uma função de esfíncter ou válvula. O reto é um canal de 12cm com função de condução e expulsão das fezes.O sexo anal é uma pratica sodomita (1Cor.6.9) que a Bíblia condena; talvez idealizada por homens que praticavam o sexo homoafetivo, como em Sodoma (Gen.19.4 e 5).A penetração via anal não foi algo que Deus idealizou para os humanos; a fecundação ocorre através de homem e mulher, através do pênis com a vagina. O prazer, orgasmo propriamente dito, têm suas fontes no clitóris e na vagina da mulher.

O ânus faz parte do sistema digestório. Há terminais nervosos de sensibilidade nessa região que permita que a mulher sinta prazer? Se sim, quais? 

Não existe estrutura como o clitóris ou o ponto G (na vagina da mulher), ou a glande (no homem), que estejam no canal anal ou reto. Das mais de 30 estruturas que descrevem a anatomia do ânus e reto, nenhuma se refere a plexos nervosos que estimulem ao prazer.Para algumas pessoas o sexo anal é prazeroso por outros motivos, mas não ao fisiológico ou anatômico.O clitóris, a vagina, e a glande masculina são estruturas de prazer, e que não encontra-se estruturas similares no canal anal ou no reto.O prazer do sexo anal vêm da educação sexual iniciada na pré-adolescência de cada indivíduo; das experiências observadas e vividas que definiram àquele indivíduo que o prazer era: naquela posição, daquela forma etc.Apenas para fundamentarmos que o prazer sexual pode vir de outras formas (até mesmo o orgasmo) basta nos lembrarmos que a pornografia (apenas ver a nudez) pode excitar uma pessoa.No caso do sexo anal, apesar de não haver estruturas anatômicas que estabeleçam o prazer, há estímulos secundários que induzem o prazer – a posição, o atrito dos corpos, a penetração, a tensão sexual, os movimentos, as carícias e todo o envolvimento da relação.Apesar do prazer existir (para alguns) isso não se faz lícito, ou permitido pela Palavra de Deus, ou viável para a saúde do casal ou dos parceiros.  

Muitas mulheres relatam que sentem dor durante o sexo anal. Por que isso acontece?  

O não sentir prazer (para a maioria das pessoas) e o sentir dor envolve a educação ou formação sexual daqueles indivíduos. Além disso, se a pessoa não se excita com aquela prática sexual, vêm emoções negativas e obviamente o bloqueio, que é natural.A dor é um elemento do sexo. Nas primeiras relações sexuais (entre homem e mulher) há dor. Não é a mesma dor de ferimentos, mas algo diferente. Mas no sexo anal a dor é de ferimento; o canal anal e o reto estão sendo forçados e ocorrem fissuras provocadas pela penetração.Dependendo da espessura (circunferência) do pênis as lesões no ânus do penetrado podem variar, assim como a dor. Dependendo da anatomia (peso, altura, tamanho do quadril e nádegas) do penetrado as lesões e dor podem variar.O sexo anal é anti-natural; para alguns é prazeroso, mas isso não legaliza o ato e o torna bom para todos. A maioria não gosta e não pratica. Dai vêm o conceito de ‘desvios sexuais’ e de ‘parafilias’.Muitas mulheres sentem dor porque não sentem prazer via anal; prazer para elas é a penetração na vagina e dos estímulos feitos ali. Além disso o ânus e reto não foram idealizados para a penetração; aqueles que praticam o sexo anal sabem que a penetração natural como ocorre no pênis-vagina, não pode ser repetida na relação pênis-ânus. Os que praticam a relação pênis-ânus usam de artifícios para viabilizar (facilitar) a penetração.Na penetração pênis-vagina há uma lubrificação natural, um intumescimento (irrigação) natural, um aquecimento na temperatura dos genitais, que é fisiologicamente natural.Na penetração pênis-ânus a lubrificação é artificial e os demais elementos inexistem no reto. A dor é uma consequência.  

Li em um texto que no aparelho digestório há apenas uma camada celular, enquanto no reprodutivo, 16 camadas, o que com o intenso impacto no ato sexual essa camada pode romper e sangrar jogando para o organismo as bactérias presentes na região no ânus que é altamente contaminado.  Essa informação está correta? Se esse rompimento acontecer, pode levar a pessoa a morte? Por quê? 

As informações que relatei eram sobre a anatomia do ânus e reto; mas informações histológicas (análise dos tecidos e mucosas) também confirmam que o ânus e reto não estão preparados para a penetração. No aparelho reprodutor feminino você vai encontrar dezesseis camadas celulares e sete camadas musculares com células caliciformes (que produzem muco aquoso). Por outro lado na cavidade terminal do sistema digestivo será encontrada apenas uma camada celular, num conjunto de células colunares com células ciliares no topo, tecido conjuntivo embaixo e o plexo esplênico (vasos sanguíneos).Isso reforça que a prática do sexo anal é agressiva e produz lesões. Após a prática de penetração pênis-vagina não ocorre lesões, devido a lubrificação e intumescimento natural  e outros fatores que fazem deste tipo de sexo uma forma natural, não agressiva e prazerosa de prática.As lesões provocadas na penetração do ânus e reto podem variar, de acordo com a circunferência do pênis e da anatomia do penetrado. Mas as leões sempre ocorrem na penetração pênis-ânus. E através dessas lesões há passagem de bactérias intestinais para a circulação (infecção) e elas podem colonizar órgãos como o coração. A prática do sexo anal por décadas em uma relação entre parceiros, ou casais heterossexuais pode levar a doenças cardíacas.A morte pela prática do sexo anal depende de várias fatores – a anatomia do indivíduo, resistência imunológica, propensão ao câncer etc. 


A relação anal é a prática sexual com o maior risco de transmissão do HIV? Por quê? O uso de lubrificantes ou espermicidas usados na relação anal impedem a contaminação do HIV ou de outras doenças sexualmente transmissíveis? Por quê? 

A contaminação pelo HIV só ocorre se um dos parceiros têm o HIV; ou se um dos parceiros é promíscuo e for contaminado em algum momento.A prática do sexo anal é uma facilitadora para a infecção do HIV devido a dois fatores.No homem porque o prepúcio têm uma camada de células glandulares que admite a entrada do vírus. Todo o pênis é recoberto com tecido epitelial e impermeável a qualquer microorganismo, mas a faixa de tecido de 2 a 3 cm abaixo da glande é mucosa glandular, e permite a passagem de vírus. Não só o vírus do HIV pode passar por ali, mas de outros vírus também.A prática do sexo anal pode trazer infecções urinárias, vaginites e uretrites.O sexo anal só irá favorecer a contaminação pelo HIV se algum dos parceiros tiver o HIV. Casais monogâmicos e saudáveis, mesmo que pratiquem o sexo anal, não contraem o HIV. Podem contrair infecções mas não o HIV.


O sexo anal pode acarretar câncer retal ou de próstata? Por quê?

O sexo anal é agressivo ao ânus e reto; causa fissuras e lesões o que pode levar a constantes inflamações e infecções. As constantes infecções no decorrer de décadas de prática deste tipo de sexo pode favorecer o aparecimento de um câncer no reto.O câncer de próstata é causado por uma série de fatores conjugados: propensão genética, estilo de vida, hábitos sexuais e outros.
A prática do sexo anal favorece infecções, inclusive na próstata, e pode favorecer também  o surgimento do câncer.

Ivair Augusto Costa – Bioquímico, Teólogo, amigo e colaborador do Cada Dia.

.

Leitura recomendada:
A dama, seu amado e seu senhor: As três dimensões do amor feminino https://amzn.to/3EhZSE5
Entre lençóis: Uma visão bem-humorada da intimidade sexual no casamento https://amzn.to/3DbAKO1
Direto ao ponto https://amzn.to/3dbTC4C
O Significado do Casamento https://amzn.to/2ZN1SoR
A Celebração do Sexo https://amzn.to/3EjqvIO

Este é o melhor leitor de ebook e com vários recursos para facilitar sua leitura:
Dispositivos Kindle https://amzn.to/3EmPr1Z

Mulher foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com