Mandamentos para uma união feliz
2 de dezembro de 2015
Damas de honra, daminha e pajens
2 de dezembro de 2015

Planejando a lua de mel

O casamento é uma cerimônia especial, afinal é uma ocasião única, e justamente por ser única e especial se requer muitos cuidados e atenções para que tudo saia a contento. Porém, muitos poucos pensam nos preparativos para a lua de mel. Se você parar para pensar vai ver que não é tão simples ou fácil como imaginamos a princípio.

A lua de mel é um momento exclusivo e mais esperado, deve ser um momento de descanso depois de momentos tão agitados com todos os preparativos que antecedem a cerimônia de casamento; também é um momento de tranquilidade, sossego e relaxamento. Agora o casal terá seu primeiro momento de intimidade e prazer. Para tanto, o local deve ser propicio, um lugar que ofereça privacidade e aconchego. Agora você já pensou que lugar pode te proporcionar tudo isso ou pensou apenas em viajar?

É fundamental que você tenha alguns cuidados para que este momento tão íntimo que é a lua de mel transcorra sem aborrecimentos e imprevistos, não se esqueçam de que a viagem de lua de mel é diferente de qualquer outro tipo de viagem, então cuidados devem ser tomados para que nada venha marcar negativamente este momento especial. Então nada melhor do que planejar para evitar desgastes e frustração.

Antes de qualquer coisa vocês devem programar a viagem de acordo com o tempo disponível. Não viagem para longe se tiverem pouco tempo, ao final vocês apenas se cansaram e não usufruirão dos momentos a dois.

O local da lua de mel. Este lugar se tornará especial e com um enorme significado e que se lembrarão para sempre. Se vocês pensarem em passar a lua de mel na praia, tenham em mente que não devem se casar no inverno, por outro lado, o verão é alta temporada, assim como feriados, e os preços estão em tabela cheia, ou seja, preços altos e sem descontos. O mesmo ocorre quem deseja passar a lua de mel em um local frio e se casa no verão.

Façam uma lista dos lugares que desejariam conhecer. Pode ser que vocês tenham em mente lugares diferentes. Com o destino em mente vamos partir para uma segunda etapa: como farei para chegar lá? Consulte as companhias de transporte com antecedência, lembre que passagens compradas com antecedência são bem mais baratas. Fique atento aos translado, às vezes o hotel pode ser bem mais barato, porém se acha muito distante dos pontos turísticos que as despesas com a locomoção encarecem.

Consulte hotéis, veja fotos, filmes, procure informações na internet, veja sites e serviços de reclamações ou colete informações com quem já se hospedou. É muito comum as fotos serem mais bonitas e atraentes do que realmente é.

Uma boa ideia é montar algum pacote em alguma agência de viagens, costumam ter bons preços e inclui o transporte, passeios e guias turísticos. A agência poderá montar um roteiro de acordo com as condições do casal. O senão é que sempre serão os roteiros comerciais e conhecidos.

Fique atento a pacotes vendidos em sites de compra coletiva, nem sempre é o que parece ser. Averigue o local, pesquise o hotel, veja a sua localização,

Outra opção muito charmosa e romântica é passar a lua de mel em um cruzeiro. Refeições, academia, lazer tudo incluído. Fique atento, pois as despesas extras são cobradas em dólar.

Uma novidade que está ocorrendo é os convidados darem o presente da lua de mel. Os noivos escolhem o roteiro, montam o pacote com pelo menos três opções. Os amigos acessam e depositam ou pagam o passeio. Desde a viagem, hotel, alimentação e passeios turísticos.

Dicas rápidas:

  • Prepare sua lua de mel no mínimo com seis meses de antecedência. A principio parece ser um prazo exagerado, mas é o tempo mínimo para que tudo saia a contento, o ideal é um ano. Além de garantir melhores preços, isso evitará atropelos e correrias e sem correr o risco de não encontrar vagas disponíveis e ainda é possível encontrar promoções em companhias aéreas.
  • Consulte o clima do local, para evitar surpresas.
  • Viajando para o exterior: observe se o passaporte está com o visto em dia, inclusive o cartão de vacinas (alguns países exigem).
  • Confira todos os documentos.
  • Tenha sempre um mapa do local.
  • Tenha uma cópia do passaporte.
  • Leve sempre com você o telefone da embaixada ou consulado.
  • Faça o seguro de viagem, é muito importante para emergências desde a perda da bagagem até saúde e jurídicos.
  • Caso alugue um carro, observe no momento da locação o estado geral do automóvel, desde pequenos arranhões até o funcionamento. Caso observe alguma anomalia relate imediatamente.
  • Quando fizer as reservas informe que são recém-casados. Sempre há um pacote especial ou mesmo brindes e regalias.
  • Cuidado com surpresas negativas. Então leia atentamente as informações do pacote, do hotel ou outros serviços, e veja o que está incluído no preço.

Péricles R. Ramos