Impotência sexual masculina para mulheres
24 de fevereiro de 2016
Mulher, hoje é o seu dia
6 de março de 2016

Pessoas problemáticas x pessoas solucionáticas

Pessoas problemáticas teimam em atormentar os amigos se queixando da vida dizendo coisas como “Não sei o que está acontecendo com ela/ele/meu trabalho/minha vida/tudo”. Além de inútil, esse tipo de questionamento causa grande sofrimento, porque as pessoas estão sempre se perguntando o que está acontecendo ao invés de se preocuparem com o que estão causando.

Quando você atua como uma causa ao invés de um efeito, você estabelece um exemplo fácil de ser seguido: você não é mais um crítico, mas um produtor. É extraordinário como somos capazes de crescer a partir do milésimo de segundo em que decidimos viver para além das histórias sobre nós mesmos (fraquezas) e dos outros (ameaças).

Cada decisão que você toma, cada pequena decisão, não é uma decisão sobre o que fazer. É uma decisão sobre quem você é. Perceber isso muda tudo. Todos os eventos, situações e experiências de sua vida se transformam em oportunidades para fazer aquilo que você nasceu para fazer: ser você mesmo/mesma.

Decidir tornar-se um fator de mudança, ao invés de assumir o papel de vítima, pode não ser fácil, mas fará toda a diferença. Procurar fazer as coisas como todo mundo faz é desperdiçar a chance de descobrir quem você realmente é – como disse Arthur Schopenhauer, “investimos três quartos de nossas vidas para sermos como as outras pessoas”. Não caia nessa armadilha.

Supere-se e tome a frente para causar a mudança que você deseja. Nada é mais inspirador que isso. Todo mundo prefere ser inspirado, estimulado, motivado, ao invés de punido ou corrigido. O impacto do exemplo é mais profundo, e persiste por mais tempo que qualquer outra tática. Seja o que você deseja ver.

Se você quer uma vida mais positiva ou pessoas mais atenciosas ao seu redor, tome a dianteira e seja você a causa da positividade e da atenção. Mostre como fazer. E então surpreenda-se com os resultados.

Alessandro Loiola – Médico, escritor e palestrante, autor dos livros “Vida e Saúde da Criança” e “Crianças em forma: saúde na balança” – Amigo e colaborador do Cada Dia