Aprendendo a Gostar de Ler   
10 de fevereiro de 2016
Os flocos de neve e você
10 de fevereiro de 2016

O sono da criança e seu desenvolvimento

Para as crianças, o sono é ainda mais importante do que para os adultos, uma vez que os hormônios do crescimento são produzidos justamente quando estão dormindo. Problemas com o sono, portanto, podem prejudicar o processo de desenvolvimento infantil.

O sono tem papel fundamental no aprendizado: 60% de um grupo de crianças de seis a oito anos que dormiam menos de oito horas por dia apresentaram atraso escolar, de acordo com a pesquisa realizada por Phillippe Mazet e Alain Braconnier, especialistas e estudiosos franceses do assunto e autores do livro O sono das crianças e seus problemas. Segundo as conclusões do estudo, a insônia ou as perturbações do sono afetam diretamente a capacidade infantil de concentração e de memória, comprometendo o aprendizado e podendo, até, provocar o comportamento hiperativo.

No caso das crianças de um a seis anos, a insônia costuma estar ligada a causas emocionais, muitas vezes relacionadas a mudanças bruscas, como por exemplo, a troca de escola, a chegada de um novo irmãozinho, briga ou separação entre os pais, entre outras. Muitas vezes a apneia, ou suspensão da respiração, pode também ser um fator que resulte na perda do sono. Costuma atingir crianças de três a seis anos – idade em que as amígdalas e adenoides estão em crescimento. Quando isso acontece, elas roncam, sofrem pequenos engasgos noturnos e interrompem o sono numerosas vezes. A solução está nas intervenções cirúrgicas para desbloqueio das vias respiratórias.

Outros casos, que não estejam ligados a causas orgânicas, que exigem tratamento clínico, necessitam, igualmente, a atenção dos pais. A solução está na descoberta do que pode estar angustiando os filhos. Um carinho especial, particularmente na hora de dormir, pode auxiliar muito. Só em casos mais graves é necessária a ajuda de um psicoterapeuta.

 

Fonte:
“O sono da criança e seus problemas”- Ed. Bertrand Brasil
Publicado por: SOE ND Ipanema.

drmarcohumpiri.com