Cuidado com os excessos
2 de dezembro de 2015

O sol do amor

Certa vez assisti ao nascer do sol. Foi uma experiência maravilhosa! Achei tão lindo que sempre que possível aproveito para assistir a este lindo espetáculo. Estávamos na praia e lá no horizonte surgiram os primeiros raios de luz. A impressão que tínhamos é que o grande astro nascia das águas. Foi realmente indescritível!

O sol, como aprendemos, é uma estrela de quinta grandeza. Todos os dias ele esquenta e ilumina a Terra com os seus raios. Se não fosse assim, este nosso planeta se transformaria em um enorme bloco de gelo e a vida desapareceria, pois sem a sua luz e sem o seu calor seria impossível à existência de seres vivos.

Apesar de toda a luz irradiada e do calor gerado, sempre haverá no período de um dia literal momentos de frio e escuridão advindos da noite. Será necessário que ele torne a brilhar, independente de todo calor e energia com que tenha iluminado no dia anterior. É essencial que ele brilhe novamente hoje, trazendo luz e energia.

Em nosso relacionamento, sempre haverá a necessidade de recomeço diário para que a vida a dois prossiga em harmonia.

O que fizemos ontem, a dedicação desprendida, o amor, os gestos de carinho e atenção servem para alicerçar, fundamentar o relacionamento, mas a fonte de energia deve brilhar diariamente. A energia de ontem ajudará a manter as reservas, mas é muito importante que hoje o processo seja reiniciado para que haja o equilíbrio harmônico.

O amor à semelhança do sol, precisa diariamente pairar sobre o casal. Ele traz a luz da dignidade pessoal, traz o calor do respeito mútuo, a vida da autoestima, elimina o mofo da indiferença, expulsa o frio do egoísmo e destrói os germes da insensibilidade; desta forma, somente desta forma, poderemos ter um relacionamento vitorioso.

Para chegar a este ponto é necessário cada dia recomeçar, cada dia iniciar todo o processo, para que os efeitos do desgaste da noite possam ser eliminados.

Quando o sol brilha, ele ilumina e renova a nossa fé e esperança nos dando a certeza de mais um dia. E faz de uma forma tão natural e espontânea, que por muitas vezes nem mais nos lembramos e nem ficamos mais admirados com sua majestade e grandeza.

É um grande erro, infelizmente muito comum, acreditar que não é necessário a renovação diária de todos os nossos atos, gestos e dedicação provenientes do amor. Achamos que agora que estamos casados tudo acontecerá de uma forma muito natural. Casamo-nos e nem mais agradecemos ou mesmo praticamos atos de carinho. Não lembramos dos atos e gestos grandiosos que só quem ama é capaz de dar. Achamos que o outro já sabe de tudo.

É preciso a cada manhã abrir o nosso coração com determinação de amar e perdoar, para que assim possamos ser também amados e perdoados.

Cada dia tem seu curso, mas o curso do sol é único, ele sempre estará lá. Quanto mais ele ilumina, menos escuridão, menos frio.

O respeito, a confiança, a compreensão, a valorização, a honra e a dignidade reunidas no amor têm esse curso único e expulsará com sua luz os problemas e frustrações. Permita que ele brilhe a cada manhã expulsando os problemas e fracassos.

Mesmo em dias nublados, escuros e frios, mesmo sem estar visível, ele (o sol) está brilhando, impedindo que você morra. O amor, mesmo em momentos difíceis, quando o relacionamento parece esfriar, quando a alegria a dois parece estar apagada, quando tudo parece estar perdido, ele brilha!

Acredite e espere pelo amor, mesmo que as nuvens escuras dos problemas possam querer dizer que não vale a pena continuar. Acredite no amor mesmo que a noite triste e fria de ressentimentos queira afirmar que nada irá mudar. Acredite no amor, assim como você pode acreditar que o sol brilhará amanhã, pois tanto o amor quanto o sol foram criados por Deus, e ele manterá os dois.

(E será mais fácil o sol deixar de brilhar que o amor acabar, porque Deus é eterno e Deus é amor)

Tenha fé em Deus e lute com coragem por seu casamento, tenha esperança no amor e supere com determinação as dificuldades. Enfrente os problemas mesmo quando eles parecem gigantes ou insolúveis.

Olhe com seu cônjuge para frente e logo você poderá ver os primeiros raios de um novo dia, trazendo novas esperanças, nova vida com vitórias e desafios também. Desta forma você vivenciará o verdadeiro espetáculo promovido pelo amor, vai perceber que os raios de um novo dia brilharão trazendo alegria e felicidade.

Péricles R. Ramos