Lute pelo sucesso do seu casamento
10 de fevereiro de 2016
Que calor! Saiba como ajudar seu cão durante o verão
17 de fevereiro de 2016

Exame médico para exercícios

Verãozão é sempre as mesma coisa: as academias começam a lotar, a gente vê mais gente se exercitando nas ruas… Aliás, segundo a Associação Brasileira de Academias de Ginástica, as matriculas aumentam em até 30% nos meses da primavera e do verão.

Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto… geralmente, quase ninguém se preocupa em fazer um check-up antes. E você deve estar se perguntando: e qual é o problema disso? Pois é… muita gente não sabe, mas, dependendo do seu estado de saúde atual, alguns tipos de atividade física podem fazer mais mal do que bem, colocando até sua vida em risco.

De acordo com o bioquímico responsável técnico do Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, os exames traçam o perfil do metabolismo de cada indivíduo, mostrando os níveis de colesterol, glicose e pressão arterial. Essas informações são importantes para traçar o treino ideal para a pessoa.

“O check-up é uma segurança para quem vai começar a praticar esportes. O ideal é consultar um clínico geral é ele quem irá prescrever a série de exames necessários para avaliar as condições de saúde”, afirma o especialista.

Para pessoas com mais de 30 anos são indispensáveis exames que detectem problemas como hipertensão arterial, doença coronária, asma e diabetes. Em alguns casos, é preciso também solicitar eletrocardiograma e o teste de esforço para avaliar a resposta do aparelho cardiorrespiratório ao esforço físico.

Segundo o profissional, esses exames médicos da academia podem denunciam problemas que limitem a capacidade do indivíduo de praticar atividades físicas, como doenças no coração, pulmões, aparelho locomotor e vasos sanguíneos.

 

Ellen Ramos – Jornalista, amiga e colaboradora do Cada Dia