Chá de cozinha
20 de junho de 2018
Neurociência: rota alternativa
21 de junho de 2018

Educação Física

Duração

08 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação

Como o próprio nome já diz, a educação Física procura estender ao corpo os benefícios que o aprendizado e exercícios sistemáticos trazem ao ser humano. Adeptos do lema mens sana in corpore sano, os profissionais de educação Física geralmente são adeptos da boa alimentação e de outros hábitos de vida saudáveis.

Intimamente ligada à prática esportiva, esta profissão também lida com outros programas e exercícios que tragam bem-estar Físico às pessoas – em grupo ou individualmente. Sendo assim, o profissional desta área é cada vez mais requisitado para orientar atividades Físicas, não apenas em escolas e academias mas também em empresas, hotéis, clubes etc.

Mercado de trabalho

Febre por saúde. A febre mundial por atividades Físicas tornou o profissional da área mais necessário do que nunca. Isto porque a prática de atividades Físicas sem orientação qualificada pode trazer conseqüências nefastas para a saúde.

Por isso, grande parte das milhares de academias existentes no país mantém pelo menos um profissional graduado em educação Física em seus quadros. Para se ter uma idéia do tamanho deste mercado, são quase três mil academias no estado de São Paulo e as cerca de quatro mil do estado do Rio de Janeiro.

O profissional graduado pode não apenas dar aulas em academias. Escola, fundações, instituições e programas governamentais de incentivo à prática Física também estão na alçada deste profissional.

Eles também podem prestar serviços de consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos.

A educação Física é uma das profissões da área de saúde, por isso sua grade curricular abrange disciplinas como fisiologia, anatomia e ortopedia. Com a expansão do mercado, muitas faculdades começam a incorporar disciplinas como planejamento e marketing em seus currículos.

O exercício da profissão é regulamentado e é preciso o registro nos conselhos regionais de educação Física para atuar na área. Para dar aulas é necessário fazer o curso de licenciatura.

Mais informações

http://www.comvest.unicamp.br/cursos/ed_fisica.html