Odontologia na terceira idade
18 de julho de 2018
Abra seu Coração para os Filhos
18 de julho de 2018

Direito

Duração

10 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação

O número cada vez maior de instituições que representam classes, moradores, lojistas ou empresas mostra que a sociedade brasileira vive um processo de organização, tomando consciência crescente de seus direitos e deveres. Para fazer com que a lei seja cumprida e que a defesa dos cidadãos seja garantida, a sociedade conta com os advogados.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os bacharéis em direito oferece, além da advocacia, outras possibilidades de carreiras jurídicas, como magistratura, Ministério Público, defensoria pública, procuradoria do Estado, consultor jurídico de estatais, delegado de polícia, serventuário qualificado do judiciário (assessores) e auditor de tribunais de contas.

Ainda é possível atuar como árbitro, conciliador e juiz leigo em juizados especiais, enumera Tupinambá Azevedo, magistrado e professor do curso de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Uma área em crescimento é a de constituição de sociedades entre advogados. Em 2001, somente no Estado de São Paulo, foram mais de 500, superando o total somado de 1995, 1996 e 1997. Das cinco mil existentes no Estado, a maioria é de pequenas sociedades, formadas por até cinco advogados. As vantagens estão na união de forças, colocando bons serviços de várias áreas à disposição de mais clientes.

Para Azevedo, a tendência do mercado é de aumento da demanda. Na medida em que há um aumento populacional, existirá uma elevação de litígios em todas as áreas. Acredito ainda numa crescente especialização, como vem ocorrendo no direito internacional dos contratos, em virtude da globalização, afirma.

Mais uma área em que o mercado de trabalho deve se expandir é na chamada indústria das indenizações, setor que gera grandes casos nos EUA. O direito ambiental, a bioética, o biodireito e as disputas sobre contratos envolvendo esporte – o chamado direito desportivo, com desdobramentos nas áreas do direito civil, trabalhista e em tribunais de justiça desportiva, um mercado de trabalho pouco desenvolvido, mas com um movimento financeiro muito alto – também são áreas em ascensão e que necessitam de novos profissionais.

Outras opções estão na carreira de professor universitário, mediante, no mínimo, mestrado, ou a diplomacia, que exige aprovação no Concurso de Admissão do Instituto Rio Branco (IRBR).

O direito bancário também oferece novos horizontes, pois a constante indefinição legal em matéria de contratos faz com que o judiciário seja chamado para dirimir questões, conclui o professor da UFRG

Maiores Informações

http://www.sr1.ufrj.br/CatGrad2002.pdf
http://www.uva.br/cursos/graduacao/icj/direito.htm