O Poder de uma Oração
20 de maio de 2020
Amor Sem Limites
3 de junho de 2020

Ciências Bológicas

Duração

08 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação

Biólogos investigam todas as formas vivas em busca de respostas para a origem e a evolução desses seres. Tais conhecimentos podem ser aplicados em cura de doenças, preservação do meio ambiente, desenvolvimento da agricultura, pecuária e até na indústria.

Mercado de trabalho

Empresas e escolas
Apesar do potencial das opções profissionais abertas pelas inovações tecnológicas e científicas, a maioria dos biólogos enfrenta um mercado de trabalho pouco animador. Mais de dois terços dos diplomados em cursos do setor ingressam nas redes de ensino estaduais e municipais, onde os patamares salariais geralmente ficam abaixo dos de outros campos de atividade.

De acordo com Noemy Tomita, presidente do Conselho Federal de Biologia, o campo de atuação da categoria sofreu mudanças dramáticas nas últimas duas décadas. Ela recorda que, antes, o grande empregador era o setor público, que oferecia opções de trabalho em entidades como institutos de pesquisa.

Mas, nos anos 90, por causa da falta de recursos, os diversos órgãos governamentais deixaram de fazer contratações e congelaram os salários dos funcionários. Com isso, as oportunidades de trabalho vêm migrando para o setor privado.

Essa metamorfose do mercado também é ressaltada por Olga Yano, presidente do Conselho Regional de Biologia 1, que engloba os Estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo Olga, os profissionais da área atualmente são requisitados pelas empresas para realizar, por exemplo, o controle de qualidade de alimentos ou então da água que é distribuída para a população.

Olga ressalta que diversos biólogos hoje são profissionais autônomos. Eles costumam prestar serviços como a avaliação de impacto ambiental do projeto de uma indústria, por exemplo. Outra área de atuação significativa para empregados e autônomos, segundo a dirigente, são os laboratórios de análises clínicas e as empresas especializadas no combate a pragas urbanas, como ratos e cupins.

Maiores Informações

http://www.comvest.unicamp.br/cursos/ciencias_bio.html
http://www.sr1.ufrj.br/CatGrad2002.pdf