A Unidade do Casal
24 de junho de 2020
Engenharia Elétrica
8 de julho de 2020

Administração

Duração

08 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres. Atuação:
Se compararmos uma empresa a uma orquestra, podemos dizer que o Administrador é o maestro que zela pela afinação e integração do grupo de profissionais, respeitando as peculiaridades de cada função e especialidade, para que a produção daquele grupo atinja as metas estabelecidas e tenha a melhor qualidade possível.

Mercado de trabalho

As mulheres estão chegando
Existem várias possibilidades de atuação do Administrador, que incluem desde a gerência, controle e direção de empresas públicas ou privadas até a abertura do próprio negócio.

Outros caminhos podem ser encontrados em empresas rurais ou agro-industriais, em gerenciamento na área de informática e análises de sistemas, em cooperativas ou Administração de sistemas de informações.

Em todas essas atividades, exige-se do Administrador um perfil bastante eclético de habilidades pessoais, que incluem postura empreendedora, capacidade de liderança, fortes valores éticos, visão crítica, holística, criativa, inovadora, flexível, intuitiva e analítica.

O Administrador Rogério da Silva Nunes, professor do Departamento de Ciências Administrativas do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aponta ainda um dado bastante curioso nos cursos da área: o aumento do interesse de mulheres pela participação na gestão de empresas. Nosso departamento, por exemplo, em 1990, tinha 13,3% de mulheres no quadro de docentes e hoje atinge 28,5%, sendo que elas coordenam o curso de graduação e dois de especialização, afirma.

O mercado parece estar pedindo também profissionais que, como as mulheres, tenham o pensamento em teia, mais holístico, pronto a executar múltiplas tarefas, e cada vez menos linear, afirma. Resta aos homens investir na polivalência ou apostar no acirramento das crises do capitalismo internacional, que exigem que se tomem decisões imediatas, atividade em que o homem parece estar mais treinado, diz Nunes.

Maieors Informações

http://www.sr1.ufrj.br/CatGrad2002.pdf