Crescendo à semelhança de Cristo
17 de abril de 2020
(In)tenso
17 de abril de 2020

Acerte em cheio

É possível ter elegância independente do corpo que se tem. Saiba valorizar, realçar e disfarçar detalhes do corpo. Foi isso que aprendi ao reler uma revista antiga mas com um artigo muito atual. Assim eu o transcrevi.

Não é porque aquele vestido preto justíssimo caiu como uma luva em sua melhor amiga, que obrigatoriamente ele irá ficar perfeito em você. Se o seu corpo não é igual ao da Barbie, não tem problema. Sempre é possível dar um jeitinho para disfarçar o que é menos favorecido e realçar tudo o que você tem tie bonito. Basta ter bom senso e apostar no que combina com o seu formato de corpo.

A VEZ DO ESPELHO 

Para saber qual é o seu tipo físico, encare o espelho. Tire a roupa c avalie o formato de seu corpo de frente e de costas. Observe qual é o formato de seu corpo e confira abaixo.

Oito: os ombros e quadris são da mesma medida e a cintura é bem acentuada.

Retângulo: tanto a cintura quanto o quadril e o ombro possuem medidas semelhantes. Por ter o corpo nesse formato, a pessoa não tem cintura c é dc pouco quadril. Sc você engorda na cintura c na barriga, muito provavelmente este é o seu tipo físico.

Oval: a medida do ombro é igual à do quadril, porém a da cintura é a maior de rodas.

Triângulo: o ombro é estreito e a cintura acompanha a medida dele ou pode ser um pouquinho maior, mas a do quadril ganha dc todas. Quando está acima do peso, o quadril e as coxas são o alvo principal.

Triângulo invertido: ele é o oposto do formato anterior. Aqui, o ombro apresenta a maior medida e a cintura e os quadris são estreitos. Quando engorda, é da cintura para cima.

ROUPA IDEAL 

Agora que você já sabe qual o seu tipo físico, veja o que pode contribuir para seu visual e o que pode arruinar com ele:

Seu TipoInvistaEvite
RetangularCores sóbrias, estampas delicadas e decotes profundos. Calças com corte reto ou afunilado Cinto sobre a roupa. Decotes em V, U ou canoa e alça no ombro.Decotes quadrados, conjuntos justos e acinturados, decotes pequenos e gola alta. Coto fechado deixa a silhueta pesada e arredondada.
OvalDecotes canoa, cores escuras para saias e calças. Blazers, camisas e tricôs usados abaixo da cirtura. Calça ou saia, sem pregas.Blusas justas, gola rolê e calças largas, cinto por cima da roupa. Evite camiseta curta, calças com cintura baixa, saia com detalhes na cintura
OitoRoupas soltas, blusas abaixo do quadril.Roupas que marquem a cintura, mini-blusas e calças com tintura baixa. Vestidos com corte godê que dão volume na tintura e no quadril.
TriangularDecote canoa ou tomara-que-caia para aumentar o ombro. Calças em tonalidades escuras, corte reto ou um pouco afunilado.Calças ou saias bufantes e rodadas, calças curtas e justas que aumentam o quadril. Regatas de alças muito finas produzem o mesmo efeito.
Triangular InvertidoDecotes em V. calças retas, saias largas em cores claras. Os cintos devem ser usados abaixo da cintura para aumentar o quadril.Decotes careca e canoa, mini-blusas. Camisas com manga curta junto com saia ou calça sem nenhum volume na altura do quadril.

Decote canoa ou tomara-que-caia para aumentar o ombro. Calças em tonalidades escuras, corte reto ou um pouco afunilado.

Se você não se encaixou em nenhum dos tipos acima, não se preocupe. Neste caso, valem as características físicas que mais chamam a atenção. Acentuá-las ou disfarçá-las irá depender do seu estilo e se vai desejar ou não seguir a moda. 0 ideal é manter o equilíbrio de proporções e levar em consideração o seu gosto pessoal. Veja como ajudar o que natureza lhe deu.

Barriga
Disfarça: batas abaixo do quadril, listras verticais e cores escuras.
Acentua: roupas justas com cintura marcada e camisetas curtas.

Ombro caído
Disfarça: blusas com ombreira, camisas com manga franzida na altura da cava. Se tiver bastante busto, invista em camisas com decote V.
Acentua: cavas profundas, blusas que deixam os ombros expostos, como frente únicas.

Ombro reto
Disfarça: camisa com cava longa, ra- glan, sem ombreira.
Acentua: decote de ombro a ombro, canoa, regatas, tomara-que-caia e cava americana.

Busto pequeno
Disfarça: franzidos e drapeados na altura do busto, camisas e blusas mais largas, estampas na parte superior. Babados e apliques também aumentam. 
Acentua: grandes decotes, roupas justas, tomara-que-caia e frente-única. 

Busto grande
Disfarça: decotes em V, cores escuras na parte superior do corpo, camisas largas e estampas pequenas.
Acentua: decotes, frente única, desenhos verticais, detalhes e franzidos na altura dos busto.

Bumbum grande
Disfarça: camisas na altura do quadril, afastadas do corpo, cores escuras e estampas lisas. Prefira calças sem bolso traseiro e vestidos que não mostrem a silhueta.
Acentua: calças e vestidos com detalhes na parte de trás e colada ao corpo, estampas grandes, saia godê e franzidas.

Bumbum chato
Disfarça: calças com bolsos na parte de trás, pregas e cores escuras. 
Acentua: roupas justas e saias retas.

Braço fino
Disfarça: mangas até o cotovelo ou punho, camisas e blazers com mangas largas.
Acentua: regatas, tomara-que-caia, cavas acentuadas, braceletes.

Braço gordo
Disfarça: mangas japonesa e raglan, chalés e echarpes que cubram os braços.
Acentua: tecidos marcantes e decotes regata

Canela grossa
Disfarça: calças e saias compridas. Use saias curtas com meia escura ou opaca. Sandálias de salto grosso e sem amarrar no tornozelo.
Acentua: calças capri, salto baixo, meias claras ou grossas.

Canela fina
Disfarça: saltos altos, calças compridas, meias grossas e claras.
Acentua: calça tipo pescador e meias escuras.

Perna longa
Disfarça: calças ou saias de cintura baixa, blazers longos, marcando a cintura.
Acentua: minissaia, calças estilo capri e botas cano longo.

Perna curta
Disfarça: blusas de manga curta ou três quartos, blazers, camisas e jaquetas acima do quadril e calça comprida. Sapatos de salto.
Acentua: calças de cintura baixa e boca larga, casacos na altura da saia e botas.

Perna grossa
Disfarça: tecidos leves, calças retas e saias longas.
Acentua: calças capri, justas, boca larga e meias claras.

Perna fina
Disfarça: tecidos encorpados, bolsos na altura do joelho e saias longas. Acentua: mini-saias, calça capri, meias escuras.

Quadril largo
Disfarça: tecidos que tirem volume, decotes em V e alças largas.
Acentua: tecidos com volume, muita textura ou justos demais, blusa frente- única, calças afuniladas na canela. 

Quadril estreito
Disfarça: calças e saias com pregas, tecidos traspassados e amarrados. Acentua: sais justas, cintura marcada pelo tecido e calças com boca larga.

Revista COOP abril de 2004